18/04/18

ESCOLA O POSTE DE ANTROPOLOGIA TEATRAL

A imagem pode conter: 7 pessoas, pessoas sorrindo, texto
O Grupo O Poste abrirá em maio no Recife uma escola de teatro alicerçada no conceito da Antropologia Teatral, fundamento criado e difundido por vários continentes pelo diretor de teatro Eugenio Barba.
A Antropologia teatral é o estudo do comportamento do ser humano que utiliza sua presença física e mental em estado de representação artística, buscando desenvolver técnicas e vivências para os atores/intérpretes dentro de uma dimensão transcultural, que é a relação de transformações ocorridas na junção de duas ou mais culturas distintas.
O ator na Antropologia teatral vivência no seu corpo através de exercícios práticos o equilíbrio extra cotidiano, a pré expressividade, a dilatação e a contração, a potência energética corpórea, as oposições e a criação de partituras e ações físicas e vocais marcadas e firmadas pela memória do corpo.
Esses princípios recorrentes em várias culturas pesquisadas por Eugênio Barba vêm sublinhar a unicidade de cada ator, de cada grupo, “de cada horizonte histórico cultural - a descoberta dos princípios comuns da presença cênica para aplicá-los à sua própria exploração (...) a identificação com uma história teatral, transcultural, construída por mestres ou criadores de outras culturas”.
nos exercícios de Michael Chekhov , Jerzy Grotowisky e Eugenio Barba e ainda assumirá a direção do trabalho final com os alunos.


Inscrições: 

Para participar da escola o aluno enviará uma carta de intenção e o currículo para analise para o e-mail do grupo O Poste:oposte.oposte@gmail.com
Valor da mensalidade será de R$ 140,00 (Cento e quarenta reais). Atenção: Não teremos taxa de matrícula.
O Curso terá duração de oito meses. As aulas irão acontecer terças e quintas das 18h30 ás 21h30.
O aluno na escola receberá material pedagógico, certificado e no final do curso apresentará um espetáculo como prova pública do resultado da escola dentro dos princípios trabalhados. A direção ficará a cargo do diretor Samuel Santos com assistências de Naná Sodré é Agrinez Melo.

Nenhum comentário: