12/04/18

Um Lugar Silencioso


                                                  
Um Lugar Silencioso traça uma trajetória perfeita por um caminho onde o silêncio é o principal aliado na luta por sobrevivência.

Uma grata surpresa e por sorte estávamos enganados, afinal quem poderia imaginar que o silêncio como atrativo para assustar não fosse cansativo e chato? Neste filme, barulho significa perigo e é isso que entendemos logo de início e com muito brilhantismo, somos levados a ficar no total silêncio para acompanhar toda a narrativa e captar todos os efeitos sonoros sutilmente colocados ao longo da trama.

      

Em todo o contexto do filme, sentimos que a jornada dos personagens precisa ser bastante calculada e extremamente cuidadosa para não fazer nenhum tipo de barulho. Se proteger de  monstros alienígenas e assustadores desprovidos da visão e do olfato mas com audição totalmente aguçada e com capacidade de se locomover velozmente , requer habilidades e adaptação naquele local isolado e supostamente sem saída. Esta ideia de criar uma trama cheia de perigos e que não se utilizou de sons ou gritos foi magnifica porque transporta o espectador para aquele universo único e desafiador para sentir também toda a angústia, dor e terror que os personagens estão vivendo.
Roteiro eficaz ao optar não aplicar sustos fáceis para causar pânico e apreensão, passa a “torturar” o espectador com a ausência de sons e diálogos verbais. Elaborado e desenvolvido por Scott Beck e Bryan Woods que construíram uma história bem amarrada e controlada com sabedoria para encaixar cada detalhe do cenário com  as circunstâncias em que os personagens são apresentados. Neste quesito podemos percebemos toda a perspicácia da direção de arte onde inteligentemente exalta  os elementos expostos , fazendo-os  saltar aos nossos olhos, seja numa cena onde as pessoas estão se divertindo ou fazendo suas refeições. Este contraste de situações fora do comum que uma família normal precisa enfrentar diariamente enriquece a narrativa, principalmente porque escolhe mostrar que explicar todos os fatos relevantes.


 Acredito que realizar este filme, foi para o diretor John Krasinski um feito surpreendente e que exigiu muita paciência, competência e criatividade, coisa que quando assistimos sua obra temos a certeza que ele empregou estes ingredientes em cada cena para que tudo se encaixasse em perfeita harmonia com o desfecho. Ele também protagoniza o personagem principal com magnitude   junto com Emily Blunt (sua esposa na vida real) e que faz a personagem de sua mulher, da mãe, da amiga e protetora da família. Vemos nela toda força e determinação para proteger seus filhos daquela ameaça presente e real. Durante toda a trama ela enfrenta os perigos com garra e com muito silêncio até nos momentos que necessitava gritar. Perfeição em um papel que não fala nada, mas diz tudo com suas expressões de dor, medo e coragem diante daquele ambiente assustador. Os outros personagens também  possuem características distintas e dignas de serem exaltadas aqui, a Millicent Simmonds (surda na vida real) interpreta a filha do casal e é uma adolescente um tanto rebelde e que precisa se conter para não explodir. Revoltada e culpada por um acontecimento que passou, vive meio afastada do pai e descrente com a sobrevivência naquele local. Envolvida numa angústia tremenda é uma personagem que transmite uma carga dramática tão convincente que passamos a nos colocar no lugar dela em muitas ocasiões. Temos também a presença de  Noah Jupe, que interpreta o filho do casal e também o personagem mais medroso da trama, mas nas mãos do excelente diretor, podemos ver o crescimento deste personagem em situações de muita tensão e momentos desesperados. Este conjunto de atuações, ficarão gravadas nas nossas mentes devido a quantidade de sentimentos que transmitiram e arrancaram de cada espectador especialmente quando evidencia valores e lições em meio a tanto horror.

Um Lugar Silencioso é tão maravilhoso que necessitaria de um texto muito mais longo para fazer jus a sua grandiosidade, mas diante do meu encantamento com todo o conjunto da obra, quero somente ressaltar que fazia muito tempo que estava esperando por um terror original e completo em todos os sentidos e que realmente causasse medo, angústia e tensão com cenas carregadas de suspense.  O legado deste filme o torna extremamente poderoso, importante e necessário nos dias atuais para seu gênero.
#Assista
#UmLugarSilencioso
#Filmenotadez


Programa Clube do filme


     
Neste sábado, 14  de abril, vai ao ar a partir das 13h pela Rádio Cultura do Nordeste Am 1130, o Programa Clube do Filme. 
Apresentado por Edson Santos, com participação de Mary Queiroz, receberá o convidado JEFFERSON HENNING SILVA, Filmaker e fanático por filmes de ação. E o tema que ele vai abordar é: “A EVOLUÇÃO DOS FILMES DE AÇÃO”. Nestes últimos 30 anos, quais foram as mudanças neste gênero de filme? Houve grandes evoluções? Quais as mais importantes produções? Tudo isso e muito mais, no seu programa de Cinema da Rádio Cultura!
ACESSE: radioculturadonordeste.com.br e interaja conosco.

Estreia da Semana

Rampage: Destruição Total


Davis Okoye (Dwayne Johnson) é um primatologista, um homem recluso que compartilha um vínculo inabalável com George, um gorila muito inteligente que está sob seus cuidados desde o nascimento. Quando um experimento genético desonesto é feito em um grupo de predadores que inclui o primata, os animais se transformam em monstros que destroem tudo em seu caminho. Agora, Okoye precisa conseguir um antídoto e impedir que seu amigo provoque uma catástrofe global.

Confira o Trailer:


PROGRAMAÇÃO DOS CINEMAS

Período: 12/04/2018 até 18/04/2018


O CENTERPLEX RESERVA O DIREITO DE ALTERAR A PROGRAMAÇÃO SEM PRÉVIO AVISO.

ATENÇÃO:
- Estreias de filmes ou conteúdos alternativos podem ter preços diferenciados. Favor consultar os valores em nossos cinemas.
- A bilheteria do cinema inicia seu funcionamento sempre 1h antes da primeira sessão do dia, mediante a programação.
- Para sua comodidade recomendamos que confirme o horário da sua sessão antes de se dirigir ao cinema.

Nenhum comentário: